Vaquejadas

INAUGURAÇÃO

O Parque Três Chicos chegou resgatando a cultura popular na vaquejada

Publicado há 7 anos - Por Genivaldo Lima


Parque 3 Chicos

 

O final de semana que passou foi de festa para os habitantes da região de Arcoverde-Pe  com a inauguração do Parque Três Chicos no povoado de Ipojuca. A tradição formou dupla com a modernidade e entraram na pista derrubando o preconceito e fazendo valer a cultura popular enraizada no solo nordestino. Foi uma vaquejada para ninguém botar defeito, reunindo vaqueiros da região e de todo o Brasil, com destaque para líderes do Campeonato Nacional Portal Vaquejada.

 

Chiquinho Fortaleza e Edmilson Valentim

 

Vaqueiros mais antigos como Edmilson Valentim, que fez história montando o cavalo Dominó, e Chico Gentil, único vaqueiro a ganhar um avião numa disputa de vaquejada, dividiram espaço nas disputas com puxadores da atualidade como Valter Xavier, Adjailson Paiva, Verdinho, Sandro Severino, Robertão e tantos outros.

 

Duran e Zé Neto 

Enquanto na pista os competidores davam um show de força, técnica e respeito às novas regras da ABVAQ, nos caminhões, na churrascaria e na casa de eventos, o show era de poesia e muito forró pé de serra em clima de São João. Pode-se afirmar que foi a vaquejada que mais reuniu aboiadores e toadeiros por metro quadrado nos últimos trinta anos. Crianças, jovens e idosos soltaram a voz e espalharam poesia nos quadro cantos do Parque, construído na Ipojuca, terra dos Britos, família de grandes poetas toadeiros.

 

Os 3 Chicos

 

O Parque bem estruturado foi construído pelos pecuaristas Chico e Chiquinho Fortaleza na presença do mais novo herdeiro da família que ama a vaquejada, Francisco Feitosa Fortaleza Filho, de pouco mais de um ano de idade. A junção dos Chicos resultou no nome do Parque (Três Chicos) que chegou para ficar e provar que a tradição cultural pode conviver passivamente com a modernidade esportiva na vaquejada.

 

Otávio Bezerra

Otávio Bezerra, dono da DuRancho Nutrição Animal, que nasceu e criou-se na Ipojuca,  foi um dos principais patrocinador da festa e também um dos mais entusiasmado vaqueiro na competição. Ele entrou na pista com vontade de ganhar e levantou a torcida botando boi na faixa, destacando-se como o vaqueiro da rodada nas senhas de apresentação. Foi ele quem fez questão de receber os amigos em seu caminhão estrategicamente estacionado bem embaixo de um umbuzeiro, que durante três dias abrigou vaqueiros do passado, jovens atletas da sela, toadeiros, forrozeiros, autoridades e grandes amigos da região. “Isso aqui não tem preço. Ganhei mais dez anos de vida em apenas um final de semana,” declarou Otávio.

 

Dr Joaquim Branco

 

O médico Dr. Joaquim Branco, também estacionou o seu caminhão próximo ao de Otávio, de onde só saia para passar os cavalos e correr boi, depois voltava correndo para ouvir histórias, abraçar os amigos e tomar uma boa cachaça regada a um bom queijo produzido na região. “Poetas e poesia aqui tem de sobra. Só faltava um bom parque de vaquejada, mas agora não falta mais. O ‘Três Chicos’ chegou chegando. Agradeço de coração a Seu Chico Fortaleza e ao seu filho Chiquinho pela iniciativa de prestarem um grande favor a cultura vaqueira de nossa região. Muito Obrigado!” agradeceu.

 

Valter Xavier 

A primeira vaquejada no Parque Três Chicos Aconteceu de 17 a 19 de junho com R$ 60 mil na premiação e com uma boiada própria composta de mais de 600 bois “Mobral”. Na categoria Aberta o primeiro lugar foi rachado entre os vaqueiros Valter Xavier, Edmilson Valentim e Robertão. Na categoria aspirante o prêmio foi para a dupla paraibana Cláudio Benício e Flávio Aleixo. Os promotores dessa vaquejada estão de parabéns pois realizaram uma grande festa com uma boiada regional toda arrumada, um parque bem estruturado, os horários foram cumpridos e terminou tudo no domingo ás 20h. Gostei e recomendo, “ declarou Valter Xavier, primeiro lugar por ordem de senha na categoria Aberta.

 

Chiquinho Fortaleza

 

Os donos do parque ficaram satisfeitos com o resultado da primeira vaquejada e prometeram ampliar a estrutura para o próximo ano. “Quero agradecer a todos que contribuíram para o sucesso de nosso evento. Aos patrocinadores, a equipe, aos vaqueiros, aos amigos, a minha família e aos forrozeiros. Até o ano que vem se Deus assim permitir,” disse Chiquinho Fortaleza.

Foto: Renan Leoncio

 

 

Outras Notícias


Contatos

(83) 99959-9966

Redes Sociais