A família Cunha Lima mantém acesa a paixão pela vaquejada
Publicado há 8 anos - Por Genivaldo Lima
Na família Cunha Lima, a paixão pela vaquejada vem de longe, são cinco gerações conservando e contribuindo para o desenvolvimento dessa manifestação cultural e desportiva, nascida na década de 40 nas fazendas do Nordeste. Tudo começou com o pai e os tios do ex-deputado federal, Ivandro Cunha Lima, nas festas de apartação e na lida com o gado nas fazendas.
Hoje, a paixão pelo cavalo e pela vaquejada já chegou à quinta geração, que tem como representante o garoto Enzo, 10 anos, bisneto de Dr. Ivandro, neto de Ivandro Filho e sobrinho de Ivandro Neto. O Parque e Haras Ivandro Cunha Lima, localizado em Campina Grande na Paraíba, foi construído por Ivandro Filho com o apoio dos pais Ivandro e Walnyza, que sempre apoiaram o filho, um jovem apaixonado por esportes radicais que começou no Kart e logo se transferiu para a vaquejada.
Casado com Zildar, há 30 anos, Ivandro Filho construiu uma família composta por duas mulheres: Walniza e Juliana, e por um homem que recebeu o nome de Ivandro Neto. Todos por lá gostam de vaquejada, mas Neto é quem vai para pista competir e colocar boi na faixa. “Comecei a me apresentar com oito anos, incentivado pelo meu pai e meu avô. Eles sempre quiseram que eu continuasse essa paixão da família, e hoje, pesa sobre meus ombros a responsabilidade de tocar adiante o Parque Ivandro Cunha Lima, essa praça de esporte equestre que todo ano reúne milhares de pessoas vindas de diversos lugares do Brasil,” disse Neto.
Ivandro garante que, em sua vida de atleta, nem tudo foram flores, mas sempre teve coragem para superar as adversidades e virar o jogo, apoiado por Deus, pelos pais e por grandes amigos que conquistou no Kart e, principalmente, na vaquejada. Ele lembra com emoção do acidente automobilístico que sofreu na década de 70, o qual lhe rendeu 18 cirurgias, várias peças de platina nas pernas, vários meses de internação e um longo período em cadeira de rodas. “Deus me deu forças e quando me recuperei foquei na vaquejada e nas primeiras corridas que fui conquistei três primeiros lugares numa sequencia inesquecível,” lembra.
Ivandro Neto tenta imitar o pai em quase tudo, inclusive na maneira de derrubar boi na faixa. “Antes de entrar na pista ele sempre me aconselha e passa macetes técnicos e hábitos que tem me ajudado muito. Um desses conselhos é que eu sempre corra cedo para pegar o gado melhor e assim aproveitar a vantagem e obter sucesso,” disse Neto.
É com esse espírito desportista e empreendedor, que a família do Parque e Haras Ivandro Cunha Lima estará esperando vaqueiros e forrozeiros na sua 22ª grande vaquejada que começa na próxima quinta-feira, dia 03 de março, com 150 mil em prêmios, shows com bandas tops como: Aviões do Forró, Bell Marques, Dorgival Dantas, Bruno & Marrone, Gabriel Diniz e Pedrinho Pegação. O parque receberá a quarta etapa do Campeonato Portal Vaquejada, o maior e mais organizado certame da modalidade.