Vaquejada do Parque Franskim Pedro começa na quinta (12)
Publicado há 7 anos
O maior complexo de Vaquejada do Ceará, localizado no distrito de Forquilha, município de Maranguape, a 35 km da capital, será inaugurado na próxima quinta-feira, dia 12. O Parque possui mais de 100mil m² de área construída. “Eu queria fazer uma pista pequena de vaquejada, só para ‘brincar’ com os amigos e inaugurá-la nos festejos da padroeira de Forquilha, Nossa Senhora Aparecida, também padroeira dos vaqueiros. Começamos a construção e nos deparamos com um espaço que, agora, pode ser considerado um dos melhores do Ceará e porque não dizer do Brasil?”, relata Martus Teógenes, diretor geral e proprietário do parque.
O complexo reúne uma estrutura completamente moderna, superando as recomendações da ABQM. Entre os tradicionais ambientes, está uma pista de competição desenhada em madeira cerrada e uma área coberta (popularmente conhecida por barração) com 600m², com vista privilegiada para a pista. Outro diferencial é que o parque oferece uma sala de imprensa climatizada para o conforto dos comunicadores na cobertura integral da competição.
Sustentabilidade e Solidariedade
Já na primeira edição da vaquejada, o Parque Franskim Pedro pretende mostrar ao Brasil que um parque de vaquejada pode fazer a diferença para a comunidade do entorno, beneficiando, por meio de ações com foco na Responsabilidade Sócio Ambiental (RSA), os mais necessitados ou “excluídos” da sociedade e gerando o aproveitamento equilibrado dos recursos naturais em respeito à natureza. Para isso, todo o lixo produzido nos quatro dias de evento será colhido, selecionado e vendido. Toda a sua renda será doada ao Instituto dos Pobres, que acolhe e abriga 100 idosos em situação de vulnerabilidade social e ainda oferece alimentação, higiene, lazer e saúde, em Maranguape.
Forró & Vaquejada
Sobem aos palcos dos dias de evento 13 atrações musicais, que vão do estilo mais moderno ao tradicional forró. Entre os artistas e bandas estão Solteirões do Forró, Toca do Vale, Forró Real, Brasas do Forró, Sirano e Sirino e muito mais. Segundo o Diretor Geral do Parque, Martus Teógenes, “o objetivo da grade de atrações é promover ao público a chance de reviver uma vaquejada de raiz”, diz.
O grande público é esperado na noite de sábado, quando a festa inicia a partir das 21h e segue até a chegada do sol. Para ampliar o acesso ao lazer da vaquejada e suas atratividades, na sexta-feira e no domingo as entradas são gratuitas. No último dia a festa acontece em dois ambientes: 12h às 18h no barracão e de 18h as 00h no clube, totalizando 12 horas seguidas de forró.
Programação
Vaquejada
Quinta-feira (12/9)
Categoria: Derby
Início: 15h
Sexta-feira (13/9)
Categorias: Profissional, Amador e Feminina
Início: a definir
Celebração aos vaqueiros e homenagem a Nossa Senhora Aparecida
Início: 18h
Sábado (14/9)
Classificação
Início: a definir
Domingo (15/9)
Disputa final
Início: a definir
Forró
Sexta-feira (13/9) – Entrada Gratuita
Atrações: Chapéu de Couro, Forró D’Nome, Hélio Araújo e Fabson Falção
Horário: 22h às 4h
Sábado (14/9)*
Atrações: Solteirões do Forró, Toca do Vale, Forró Real e Forró Diorigi
Horário: 21h às 7h
Domingo (15/9) – Entrada Gratuita
Atrações: Sirano e Sirino, Brasas do Forró, Luisinho de Irauçuba, Jonas Alves e Forró Diferente
Horário: 12h às 00h