Tica, a tratadora de cavalos

Publicado há 8 anos - Por Genivaldo Lima


Ela tem mais de 60 de idade e quase 50 anos cuidando de cavalos de vaquejada. Maria Zilmar Sousa, ainda solteira e cearense de Aracatí, começou sua relação com os equinos na infância, quando acompanhava seu pai nas viagens pelo interior do Ceará negociando animais.

Apesar da pouca idade, Tica cortava e carregava ração, dava banho na tropa e até aplicava remédio quando necessário. “Fui criada numa família de 12 irmãos, mas só eu gostava de animais, os outros ajudavam meu pai, mas nenhum quis entrar pra essa vida,” declarou Tica, a filha do casal Francisco Monteiro de Assis e Maria José Monteiro de Sousa, já falecidos.  

Ela conta que saiu de casa logo cedo para ganhar o mundo e dinheiro para se sustentar e ajudar a família, trabalhando nas vaquejadas. Começou pras bandas do Ceará e por muito tempo cuidou dos cavalos que eram montados pelo afamado vaqueiro Maricota, que na época  corria para  o Dr. Roberto Cardoso em Fortaleza-CE. Tica enche os pulmões para elogiar dois importantes cavalos cuidados com carinho por ela: Grafite e Apolinário.

Tica já rodou quase todo o Brasil trabalhando como tratadora de cavalos campeões e lembra da vez em que se aventurou sair da vaquejada para cuidar de ovelhas na Bahia. “Passei um ano cuidando de ovelha, até que não era muito ruim, mas bateu a saudade da vaquejada aí larguei tudo e voltei.” Everaldo, Elias, Alex, Zé Luiz e Iran são alguns dos vaqueiros que já correram em cavalos tratados por ela.

Do curral ao tanque de banhos, passando pela pista, a mulher tratadora é extremamente respeitada pelos colegas, vaqueiros e patrões que o admiram pela coragem e o profissionalismo. Tica teve poucos namorados e nunca se interessou em casar. “É muito melhor cuidar de cavalos de que danado de homem. Não casei até agora e não pretendo casar nunca. Também nessa idade eu tenho mais é que me aquietar,” brinca.

Atualmente Tica está trabalhando para o Haras Ribeiro Mendes, localizado em Gravatá-PE, a casa do Garanhão LOTUS ETERNALY CASH (Eternaly Steel x Tamy Dash) de propriedade do empresário e criador de cavalos Quarto de Milha, Israel Ribeiro. “Ela é realmente uma excelente profissional e se envolve completamente com os cavalos, desde a baia até a pista e o pós-competição. Além de tratadora ela atua como técnica, dando dicas aos vaqueiros e como torcedora vibrando muito na beira da cerca nas vaquejadas,” testemunha Israel.

Não só Israel, mas todos os ex-patrões de Tica fazem questão de elogiar o seu trabalho, caráter e responsabilidade, a Magra Tica não para um segundo, está sempre alerta montando curral, limpando o ambiente ao redor do caminhão, dando ração, lavando os cavalos e até cozinhando. “Adoro vaquejada e só saio dela quando morrer, esse ambiente é muito bom, não sei fazer outra coisa a não ser tratar de cavalos,” finalizou Tica.

Outras Notícias


Contatos

(83) 99959-9966

Redes Sociais