Profissionais do mercado quartista se mostram otimistas para 2016

Publicado há 8 anos - Por ABQM


Os expressivos valores atingidos pela raça Quarto de Milha em 2015, publicados na edição 220 da revista QM, levaram conhecidos profissionais da área (leiloeiro e assessores técnicos) em mostrarem grande otimismo para 2016. Acompanhe seus depoimentos.

Segundo a opinião do tradicional leiloeiro Nilson Genovesi, mais uma vez a raça mostrou enorme destaque no cenário da equinocultura nacional, expandindo-se cada vez mais e, o mais importante, consolidando-se em todos os seus núcleos em todos os seus segmentos esportivos.“O crescimento de registros fala por si, do grande interesse pelo cavalo Quarto de Milha.  A raça começa a colher agora a oportunidade que teve, pelo mercado e câmbio favoráveis, com a genética importada, especialmente a partir da crise norte-americana. No Tambor, surgirão vários Dash Ta Fame, Frenchmans Guy. Na Corrida, Separatist, A Good Reason (estreando a geração brasileira), PYC Paint Your Wagon, Louisiana Senator são algumas novidades. No Trabalho vieram tantos e vários campeões mundiais, em todas as modalidades como Rédeas, Laço, Apartação. E com éguas espetaculares, da melhor genética mundial, vão deixar muita coisa boa! A Vaquejada, no seu ‘mix’ de linhagens, também se abastecerá de novos sangues.

Acredito até que esse ciclo de grandes importações tende a diminuir substancialmente, pela recuperação do mercado internacional e a derrocada da nossa moeda.

Então chegou a hora da depuração de toda essa ampla genética que possuímos, valorizando os grandes animais das linhagens que já tínhamos como bem sucedidas no Brasil e selecionando aquela que veio de fora. Sim! Nem tudo que se importa é ótimo e nem poderia ser, então vamos criar o grande cavalo Quarto de Milha brasileiro, com a variedade genética, com o difícil teste das competições, o entusiasmo dos criadores e a competência de todos os profissionais envolvidos.

Esse é o novo ciclo! Procurar os craques, por intermédio dos craques e produtores de craques, independentemente de onde tenham nascido! Esse desafio é motivador! Vai movimentar mais ainda o mercado. Boa sorte!”

 

Júnior Medeiros, assessor técnico da Apoio Rural Assessoria & Genealogia, atuando principalmente na Região Nordeste, acredita que, apesar do turbilhão em nossa economia no ano de 2015, o Quarto de Milha mais uma vez demonstra ser moeda forte.

“Sou vibrante com o Quarto de Milha e acreditei no crescimento da raça no ano que estamos terminando”, diz.

Ele constatou a maior exigência do consumidor em qualidade, selecionando animais diferenciados, com alto nível genético, excelência na criação, morfologia especial, significativo resultado esportivo e reprodutivo, superando expectativa de valores estimados.

“Enquanto os produtos de menor expressão obtiveram valores normais ou em alguns casos até abaixo da expectativa, considerar também que o grande volume de oferta destes produtos contribui com estes resultados. De qualquer forma a liquidez se manteve sempre em alta ratificando a solidez do mercado”, analisa.

Ele destaca também o grande volume de coberturas de garanhões consagrados, comercializados principalmente no Nordeste o que ratifica essa procura por qualidade.

“Continua o crescimento de competições em todas as modalidades por todo o Brasil, principalmente as oficiais e oficializadas pela ABQM, contribuindo para essas exigências em qualidade e resultados”, argumenta. Segundo ele, cabe aos profissionais de todos os segmentos serem eficientes e responsáveis com os criadores e novos investidores em demostrar este resultado em qualidade para sustentação da atividade. “Desde já, parabenizo toda a equipe da Revista Quarto de Milha, assim como a Diretoria da entidade por manter e divulgar todas as atividades da raça, sempre com muita dedicação, eficiência e trabalho. Desejo a todos um Feliz final de ano e que 2016 continue no mesmo ritmo de 2015”.

Já para o assessor técnico Leon Freire, o Quarto de Milha é um cavalo “diferente”, que cresce diante das dificuldades impostas e não seria diferente neste momento. “Mesmo diante de uma crise política, moral e econômica, que assola a credibilidade de nossas instituições e do nosso país, o cavalo está se sobressaindo de forma sólida e crescente”, acredita. Segundo ele, é importante ressaltar que a ABQM, mesmo diante de erros e acertos, tem um papel digno de reverência neste processo. “Há 15 anos sou sócio dessa instituição e nunca presenciei nossos representantes em situações vexatórias ou que não dignificassem a nossa Raça. E durante este período vencemos diversas crises, mudanças de planos e governos, sempre de forma soberana, honesta, e crescente”, lembra o assessor. “Estamos vivenciando a verdadeira força dessa raça. É verdadeiramente o agronegócio quem dignifica este país, e o Quarto de Milha tem um papel fundamental neste segmento, com a realização de provas e leilões de excelência”, afirma. “Com certeza ainda temos muito a crescer, pois além de o negócio ser uma atividade econômica sustentável, as pessoas estão cada vez mais envolvidas e apaixonadas pela raça”.

O conhecido treinador e agora também assesso0r técnico de leilões, Luciano Beretta, informou que em 2015 trabalhou em 12 leilões e as vendas e comercialização continuaram bem.

“Algumas mudanças normais são cíclicas, ou seja, uma modalidade aumenta a oferta e o preço tem uma pequena queda, outra modalidade tem um crescimento e os preços melhoram como hoje está sendo o cavalo de Laço. No ramo de prestação de serviços em reprodução os números continuam iguais. Às vezes não conseguimos entender como é forte e abrangente o mercado. Acho que tudo está sobre o esporte que, bem administrado, não para de crescer o número de provas e consequentemente o número de competidores, aumentando a procura por mais animais”.

Para Luiz Alberto da Silva Düwel – Beto Düwel, 2015 foi um ano marcante! “O mercado se ajustou e provou que sem os criadores que se profissionalizaram não sentiram o impacto da economia que atravessa o país. Acredito que 2016 não será diferente, pois pressinto que o mercado irá continuar nos surpreendendo com mais exigência em genética, produção e principalmente profissionalismo na criação e na comercialização dos produtos. Acho que esse é o caminho e continuará crescendo para aqueles que estiverem mais estruturados e preparados, pois a diferença daqui para frente está em detalhes, decorrente do alto nível que o criatório nacional atingiu. Nossa raça é muito forte e se consolida a cada ano com aumento no faturamento e nas médias dos leilões, mas lembrando que o que proporciona tudo isso, cada vez mais, é o crescimento do esporte em todo o Brasil e o controle do custo e quantidade de nossa produção. Isso é o que garantirá nosso futuro com o mercado aquecido por muitos anos.Feliz 2016!!!

Ricardo Heymann resumiu assim sua opinião: “Particularmente acredito muito na força da raça Quarto de Milha, especialmente quando passamos por situações econômicas complicadas e conseguimos  sentir o quanto essa raça é forte.

Em todos os leilões que trabalhei e realizei em 2015, tiveram aumento significativo de valores médios e a mesma liquidez de anos anteriores. Acredito que, por possuirmos uma gama de investidores mais seletivos e que sabem exatamente o que procuram, estão cada vez mais cientes quanto às dificuldades em buscar uma genética melhoradora nos EUA. A alta da moeda norte- americana e o fato de termos alcançado no Brasil um patamar de alta qualidade, não deixa espaço para eles arriscarem em trazer animais que não sejam superiores aos que já estão em nossos plantéis.

Em 2015 alcançamos cifras excepcionais e acredito que isso é decorrente também do excelente trabalho realizado pela ABQM e pelas associações de modalidades específicas. Para a próxima temporada, a expectativas é de termos à frente um ano onde os investimentos continuarão em animais de ponta, embora penso que deveremos ter uma pequena retração nos animais menos específicos. Eu acredito que quando se investe em qualidade dentro do QM as chances de colher ótimos frutos são muito reais”.

Fonte: www.abqm.com.br

Outras Notícias


Contatos

(83) 99959-9966

Redes Sociais