O Potro ABOLISH ZORREIRO foi atração do Derby FSF-Portal na sela de Júnior Latércio
Publicado há 7 anos - Por Genivaldo Lima
Quando tinha pouco mais de um ano, o potro ABOLISH ZORREIRO sofreu um acidente e perdeu parte da visão de um dos olhos e depois de tratado e curado da enfermidade foi comprado pelo vaqueiro e domador Paulo José Vieira da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu. Paulo conta que foi amor à primeira vista. “Eu sempre tive um sonho de possuir um animal criação da Fazenda São Francisco e quando apareceu essa oportunidade eu fiz de tudo para comprar o ABOLISH ZORREIRO, mesmo sabendo do problema dele no olho. O preço estava dentro de minhas condições aí fechei negócio,” disse Paulo Vaqueiro.
O potro chegou iniciado na doma e Paulo continuou aprontando o animal e tratando com muito cuidado. No começo deste ano correu em uns dois bolões na região e quando soube do Derby na vaquejada da Arena São Francisco no terreiro de sua casa em Cabaceiras do Paraguaçu, não contou conversa e inscreveu o animal para competir. Mas apareceu um problema, Paulo não poderia correr em seu próprio potro, pois não estava sócio na ABQM. Ele não desistiu e foi atrás de um vaqueiro habilitado para fazer a apresentação que ele sonhou e se preparou o ano inteiro. “Falei com uns cinco vaqueiros e nada. Aí quando estava falando com meu amigo Júnior Bocão que não pode correr porque já estava competindo em três animais, o grande vaqueiro e líder do CPV escutou a conversa e disse que correrria. Correu e colocou meu animal entre os 13 classificados e ainda saiu elogiando,” confessor Paulo.
Na sela de Júnior Latércio, o potro ABOLISH ZORREIRO com apenas 3 anos e 8 meses de idade, fez valer uma sequência de boi com média de 18 arrobas. A apresentação do Flecha, como é apelidado o cavalo de Paulo Vaqueiro chamou a atenção de todos e arrastou aplausos do público. Foi um show a parte desse animal cria da Fazenda São Francisco e filho do grande garanhão SANDS BY SANA TMR em mãe ABOLISH NNF uma NELSINHO SKR de primeira. “Esse potro tem tudo para ser um grande atleta de vaquejada é veloz, raçudo e aguenta firme. Tem muitas qualidades de seu irmão Apolinho, o rosilho que tem dado exemplo na sela de Bruno Silva,” avaliou Júnior Latércio que correu representando o Parque Três Marias de Cabaceiras do Paraguaçu.
Foto: Aluiso Alves