POR ONDE ANDA?

O Fotógrafo Aluíso Alves, um dos pioneiros da fotografia na vaquejada

Publicado há 2 anos - Por Portal Vaquejada


Quem é de vaquejada já foi clikado ou teve alguém da família fotografado por ele. Aluíso Alves, mais conhecido como Aluíso Fotógrafo, atuou com frequência nas vaquejadas do Brasil por mais de 35 anos e tem em seus arquivos um dos mais ricos acervos do nosso esporte.  

Vaqueiros, chefes de equipes, cavalos e frequentadores de festas de gado passaram pelas lentes da câmera de Aluíso, desde o tempo em que a máquina era mecânica, a foto registrada em filme depois revelada e entregue no papel fotográfico, até agora na era digital.

O paraibano de São José de Espinharas, nascido na Serra do Tronco, viu nascer o Campeonato Portal e registrou etapa por etapa contando através de imagens a história desse certame que se tornou referência nacional em se tratando de campeonato de vaquejada. Ele lembra com orgulho de ter fotografado grandes vaqueiros que se revelaram no CPV. O profissional da fotografia chegava a se emocionar nas festas de entrega de troféus no evento Melhores do Ano.

Leilões, vaquejadas, três tambores, pega de boi no mato e outras modalidades equestres contaram com o registro de Aluíso, o fotógrafo cigano, que exercendo o seu ofício rodou quase todos os estados brasileiros fazendo amigos e propagando a vaquejada, esporte do seu coração que também chegou a praticar como vaqueiro na condição de puxador e esteira.

O nosso mestre da fotografia resolveu dar uma pausa na arte de fotografar e foi atender ao pedido do povo de sua cidade natal, que o convocou para assumir o cargo de Secretário de Agricultura naquele município. Hoje, a fotógrafa que bateu pernas por esse mundo a fora, fez o caminho de volta pra ficar mais perto de sua gente, mas não se afastou das origens e volta e meia aparece nas vaquejadas da região. “No momento estou secretário de agricultura e sigo na vida de gado. A saudade da vaquejada e dos amigos é grande, mas as redes sociais tem encurtado essa distância e me deixa conectado com os acontecimentos na vaquejada. Se Deus permitir, em breve estarei transitando pelos parques, visitando os caminhões e fotografando derrubada de boi,” declarou Aluíso.

Outras Notícias


Contatos

(83) 99959-9966

Redes Sociais