O CPV faz parte da história do J. Galdino e comemorou seus 80 anos com sucesso
Publicado há 7 anos - Por Genivaldo Lima
O Parque J. Galdino lotou no último final de semana para comemorar em Surubim-PE os 80 anos de Vaquejada, uma festa de gado conhecida nacionalmente e decantada por muitos artistas, incluindo Jackson do Pandeiro e Quinteto Violado. Foi nesse clima que aconteceu mais uma etapa do Campeonato Portal Vaquejada reunindo os melhores vaqueiros e cavalos do Brasil na reta final desse certame referência nacional.
A premiação total foi de R$ 135 mil, incluindo a premiação da final do Campeonato Pernambucano de Vaquejada (CAMPEV) que teve como campeão da categoria Profissional, o norte-rio-grandense radicado no Piauí, Júnior Latércio, que por sinal, foi campeão também da etapa do CPV e levou o público a loucura montando a égua ELEKTRA DUN FSA, representando CL Ranch/Haras Fortes de Juazeiro do Piauí-PI. “Comemorar 80 anos do Parque J. Galdino tendo a honra de levantar esse troféu comemorativo, é muito gratificante para mim e para qualquer outro vaqueiro. Entro para a história ao lado do meu esteireiro Nêgo Edson e da égua ELEKTRA,” Obrigado meu Deus,” declarou Júnior.
O evento começou logo na quarta-feira, dia 13 de setembro, com a realização do tradicional “Futeboi”, uma brincadeira que reúne vaqueiros em times diferentes para jogar uma partida de futebol na pista de vaquejada com a presença de bois bravos. Na quinta-feira começou a classificação e no domingo as disputas concorrendo a prêmios em dinheiro e a troféus comemorativos.
Vaqueiros das categorias Jovem, Aspirante, Amador, Profissional, Feminino e Derby Portal/ACQM-PE, proporcionaram um grande espetáculo diante de um público que torceu e fez valer as comemorações dos 80 anos da Vaquejada de Surubim. Seu Dão Galdino, patriarca da família, recordou como tudo começou no tempo em que a pecuária na região era muito forte e uma vez por ano os vaqueiros se reuniam para uma diversão cultural e desportiva que foi crescendo a cada ano.
Hoje, a vaquejada é promovida pela família Galdino tendo à frente os irmãos Guilherme e João Galdino que fazem de tudo para oferecer o melhor aos vaqueiros e visitantes, modernizando o evento sem deixar perder a essência da tradição. A cidade se enche de turista e vive um final de semana de muita emoção e diversão, sem falar que proporciona empregos temporários e geração de renda.
Além da queda de boi na faixa, aconteceram vários shows com o que existe de melhor em termos de atrações musicais, inclusive reunindo em um só evento os tops do forró: Xande Aviões e Wesley Safadão, que inclusive estreou com sua equipe de vaquejada no Parque J. Galdino. “Foi um aniversário bem comemorado e só tenho a agradecer a Deus e a todos os amigos que contribuíram para esse sucesso. Em 2018 estaremos juntos novamente, ” garantiu João Galdino Neto.
Foto: Renan Leoncio