Nota de esclarecimento aos parques de Vaquejada
Publicado há 8 anos - Por Genivaldo Lima
A ABVAQ agradece e reconhece o esforço que tem sido feito por todos aqueles que resolveram abraçar o Regulamento Nacional como seu instrumento de regras. É com o aperfeiçoamento desse conjunto de normas que alçaremos a vaquejada ao status de esporte que ela merece, de modo que a ABVAQ sabe da a importância e da imprescindibilidade da adesão dos grandes parques e circuitos do país.
Contudo, essa importância não pode se sobrepor ao que ficou definido no Regulamento Nacional, cuja adesão se fez de forma voluntária e por escrito. Não existe vaquejada 100% ABVAQ sem que todas as regras sejam efetivamente observadas e colocadas em prática. Definir critérios diferentes para as senhas, por exemplo, descaracteriza o evento como 100% ABVAQ, já que o Regulamento prevê exatamente como devem ser definidos tais critérios. Quer-se dizer com isso que um evento que pretende elevar a vaquejada à qualidade de esporte deve, antes de tudo, evitar descumprir o que dispõe o Regulamento, mesmo que esse descumprimento não diga respeito ao bem estar animal, nossa principal bandeira de luta.
É que um evento esportivo não se faz apenas da preocupação com bem estar. Se faz, antes de tudo, com a exposição clara e objetiva das regras.
Assim, a adoção do critério de mais de 2 senhas por cavalo, além de causar prejuízos ao bem estar animal, descaracteriza o evento como sendo 100% ABVAQ, retirando do Parque o direito de usar a bandeira e o nome de nossa Associação, situação que pode levar a graves consequências para o futuro do nosso esporte.
ABVAQ.