PROTETOR DE CAUDA

Na vaquejada do Special Silver, a maioria dos vaqueiros optou pelo Protetor de Cauda

Publicado há 8 anos - Por Genivaldo Lima


Protetor de calda em ação

A cada dia o Protetor de Cauda ( dispositivo criado para contribuir cada vez mais na conservação da integridade físicas dos bois envolvidos nas provas ) vem ganhando adeptos e já começam a aparecer promotores de eventos dispostos a fazer a vaquejada toda com Protetor. Na vaquejada do Special Silver ( 21 a 24 de abril ), promovida pelo Haras Bonsucesso no Parque Terra de Santa Fé em Bezerros-PE, foi firmado um acordo com os competidores e quem corresse os bois com o Protetor de Cauda  na classificação teria direito a um boi de bonificação para ser usado a título de treino. Todas as categorias aceitaram a propostas e uma média de 70% dos inscritos correu com protetor, com destaque para a categoria profissional que deu um show na pista.

Celso Vitorio

O pentacampeão Celso Vitório que, ainda não tinha experimentado o Protetor de Cauda, correu todos os bois da classificação profissional usando o dispositivo e foi firme em sua avaliação: “confesso  que ainda tinha uma certa resistência ao Protetor de Cauda e sempre que tinha algum teste eu colocava meu filho Juninho para correr, mas hoje me arrisquei e vi que funciona. Bati a senha e não corri o risco de ser desclassificado por comprometer o cabo do boi. Por mim tá aprovado,” disse Celso.

Junior Cabeludo

Outro que também aprovou o Protetor de Cauda foi o vaqueiro Júnior Cabeludo: “Eu só acrescentaria uma marcação no final do Protetor para sinalizar a posição da maçaroca que fica embutida, pois percebi que alguns vaqueiros ainda estão enrolando o Protetor muito a cima da  maçaroca e isso muitas vezes atrapalha. No geral é isso mesmo e acredito que esse Protetor de Cauda veio para nossa vaquejada,” declarou Júnior.

Mardônio

O vaqueiro Mardônio foi mais além e disse: “O Protetor de Cauda foi uma das maiores invenção dessa última década, pois é tecnologia de ponta a serviço desse esporte tradicional nascido nas fazendas e praticados por homens tidos como brutos. São coisas assim que vem conscientizando os vaqueiros a cuidar cada vez mais dos animais. Agora é treinar mais e fazer valer o boi sem nenhum dano para esse animal que junto ao cavalo e ao vaqueiro são as estrelas da festa,” explicou Mardônio.

Suerivan

O atleta da sela Suerivan, do Rio Grande do Norte, foi outro que provou e aprovou o Protetor de Cauda. “Outros promotores de vaquejadas devem fazer como Sérgio Miranda fez aqui na vaquejada do Special Silver e disponibilizar os Protetores de Cauda para os vaqueiros correrem, pois na minha opinião o produto está perfeito e resta a gente se acostumar com essa nova realidade. Isso é bom para o vaqueiro, para o dono da vaquejada e principalmente para o boi,” declarou Suerivan.

Moacir

Moacir Neto, vaqueiro que junto com o seu irmão  engenheiro civil desenvolveram o Protetor de Cauda, comemora com cautela o sucesso do seu produto. “É claro que avançamos muito e o Protetor já pode ser usado tranquilamente, mas vamos continuar buscando novas melhorias como a produção em escala para reduzir preço e a qualificação de pessoas para manipulares o produto, pois qualquer produto mal utilizado pode dar problema. Aproveito para agradecer a parceiros como A Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), Campeonato Portal Vaquejada (CPV) e os promotores de vaquejadas como Sérgio Miranda que abriu as porteiras de sua vaquejada para o Protetor de Cauda entrar. Agradeço principalmente aos vaqueiros, peças importantes nesse processo de avanço da vaquejada,” falou Moacir.      

Foto: Allan Damasceno, Genivaldo Lima e Renan Leoncio  

Outras Notícias


Contatos

(83) 99959-9966

Redes Sociais