DEU CERTO

Manduri Parque Show adota o regulamento ABVAQ e se dá bem

Publicado há 8 anos - Por Genivaldo Lima


Jurubeba, Adriano, Lindonaldo, Cuca e Fabio Leal

A terceira edição da vaquejada do Manduri Park Show em Frei Miguelinho-PE, realizada de 28 a 31 de janeiro,  entrou para a história como a primeira prova equestre a cumprir 100% o Regulamento da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) que passou a vigorar este ano, depois de várias discussões envolvendo promotores de eventos, criadores, chefes de equipes, vaqueiros, profissionais de trabalho, associações protetoras de animais e o Ministério Público.

O parque recebeu a segunda etapa do Campeonato Portal e reuniu mais de mil duplas de vaqueiros vindos de diversos estados da federação. Deste total, mais de 150 inscrições foram feitas por representantes da classe Profissional, que mesmo questionando algumas regras como o top e a cauda, aderiram ao novo regulamento ABVAQ e prometeram tentar se adaptarem. “As regras são necessárias, mesmo que algumas sacrifiquem um pouco os competidores. Entendo a importância da ABVAQ como defensora da vaquejada e vamos procurar contribuir para o fortalecimento da nova vaquejada,” declarou Renato Tubias.

 

Renato Tobias

 

 O novo regulamento inibiu e reduziu drasticamente o comprometimento da cauda, uma vez que dos 900 bois disponíveis na competição, apenas 180 precisaram ser separados da boiada. “Os animais bovinos e equinos receberam o tratamento ideal em se tratando de sanidade. Os cavalos foram protegidos por regras rígidas e os bois bem alimentados e banhados constantemente, além de bem alimentados com ração balanceada e água de qualidade. “A gente sempre teve cuidado na boiada e agora com essas novas regras da ABVAQ nosso cuidado é redobrado e começa desde o transporte até o fim da prova”, declarou Soró, chefe de curral.

A vaquejada agradou público e competidores com destaque para o cumprimento dos horários e a qualidade da boiada que além de ser própria foi escolhida a dedo visando agradar a vaqueirama. “A recomendação de Lindonaldo foi selecionar uma boiada top e específica para cada categoria. Na qualidade de vaqueiro competidor eu aprovei e recebi elogios de vários colegas,” disse Zé Boi, um dos organizadores da festa.

Já o empresário Jurubeba, que também fez parte da organização, disse que as novas regras não foram impostas e nem criadas por acaso. “Lembro que a vaquejada vem sofrendo perseguições e só a união de todos, através da ABVAQ será capaz de vencer essa batalha. Aproveito para agradecer a todos os amigos que atenderam ao nosso convite e aceitaram correr o regulamento ABVAQ. Parabenizo também a atitude do proprietário do Manduri Park Show, Lindonaldo  França e aos parceiros Zé Boi, Adriano Assunção e  Carlos que comandaram com eficiência uma equipe eficiente”, declarou Jurubeba.

O Campeão nacional pelo Portal Vaquejada e um dos ganhadores da categoria Profissional , Carlos  Rodrigues (Carlão), disse que “a ABVAQ tem feito o seu papel na defesa do esporte e cabe aos vaqueiros também fazer a deles. Essas não foram as primeiras mudanças nem serão as últimas. Com o tempo a gente se acostuma,” profetizou.

Ao encerrar a festa de gado em sua terceira edição, o dono do Manduri Park Show, Lindonaldo França, agradeceu a presença e o empenho do criador e vaqueiro presidente da ABVAQ, Paulo Fernando (Cuca), do presidente do Portal Vaquejada Fábio Leal, que estiveram sempre ao nosso lado divulgando e esclarecendo os competidores as novas regras . “Se a gente pretende fazer novas festas aqui no Manduri ou em qualquer outro Parque, teremos que nos unir empunhar a bandeira da regularização”, finalizou Lindonaldo.

 

Foto: Renan Leoncio

Outras Notícias


Contatos

(83) 99959-9966

Redes Sociais