Vaquejadas

FENÔMENO

JET FREE, o fenômeno que disparou na vaquejada!

Publicado há 6 anos - Por Genivaldo Lima


 Cícero Leite, Jet Free e Junior Latércio

Surge um novo fenômeno na Vaquejada, que chegou feito um furacão e em pouco mais de seis meses já é líder absoluto do Campeonato Portal Vaquejada, o maior certame da categoria.  O alazão do CL Ranch da cidade de Juazeiro do Piauí-PI chegou chegando e na sela do vaqueiro Júnior Latércio tem mostrado a que veio e já soma 305 pontos com quatro primeiros lugares na sua coleção, sendo dois sozinho e dois rachados.

Mas quem é JET FREE? De onde veio esse animal que tem enfrentado fortes concorrentes e cresce a cada competição? Segundo o seu proprietário, o empresário e vice-prefeito de Juazeiro do Piauí, Antônio Cícero de Macedo Leite, o animal foi comprado em São Paulo quando tinha três anos e estava se preparando para competir nos Três Tambores. “Um amigo meu estava querendo botar ele para os Três Tambores, mas não deu muito certo. Eu estava procurando um cavalo com estrutura de vaquejada, ele me ofereceu e eu arrisquei. Deu certo! ” Lembra Cícero Leite.

Ainda de acordo com Cícero Leite, quem iniciou o potro JET FREE na doma para o tambor foi o renomado domador do Sudeste, Renan Gruma. “Depois contratei o Renato Domador, um senhor de Sousa-PB, mas que estava morando em São Paulo. Foi Renato quem preparou o Jet Free para a vaquejada. Ainda em São Paulo, o cavalo já começou a correr nos bolões na sela do vaqueiro Ronaldo Vieira, natural de Carneiros-AL, mas que atua em São Paulo há um certo tempo. JEET FREE, apesar de ter participado de poucas provas ganhou algumas, pois Ronaldo tinha outros cavalos e nem sempre tinha como competir no JET FREE.  Apareceu por lá um rapaz chamado Fabinho, filho do Chico dos Arreios, uma pessoa bastante conhecida no meio da vaquejada. Fabinho correu no Amador e Ronaldo no Profissional, chegamos a correr no Rio de Janeiro em Xerém e fizemos bonito por lá, ” disse Cícero.

Campeões na vaquejada do Parque Pe. Cicero em Juazeiro do Norte-CE

Cícero Leite acrescenta que de imediato percebeu o potencial do cavalo e algumas pessoas começaram a destacar as qualidades do Alazão, filho de LET IT FREE em mãe DAUGHATER FIRE FLM, uma linhagem com SANJEY e DOUGHTER FLM voltado mais para trabalho. “Como eu possuía fazenda no Piauí e lá ficava mais próximo dos grandes centros de vaquejada como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, preferi trazer o animal para Juazeiro. Chegando no Nordeste ele foi para a sela do vaqueiro chamado Lourinho, que ganhou alguns prêmios com o JET FREE. Com a saída de Lourinho indicaram-me o renomado vaqueiro Antônio Poção, pelo qual tenho grande admiração. Antônio ganhou as grandes primeiras vaquejadas na região do Piauí e Maranhão. ”

Segue Cícero: “Foi aí que em 2016 surgiu Júnior Latércio, um vaqueiro das cabeceiras de vaquejada e que topou competir no Campeonato Portal representando o Haras CL Ranch nas rédeas do JET FREE. Júnior acertou de primeira e deu sequência as vitórias. O cavalo quer boi e Júnior quer muito mais. Essa dupla explosiva só pode resultar em vitórias consecutivas. Júnior é mais do que meu vaqueiro, ele é meu amigo, meu irmão e junto com o Jet Free tem nos dados muitas alegrias, ” afirma Cícero Leite.

Se reportando ao Campeonato Portal Vaquejada, Cícero elogiou: “É claro que o Campeonato Portal Vaquejada é vitrine para qualquer animal. Ele agrega valor e potencializa o cavalo na mídia. Se o produto for bom vai para o topo rapidinho. O CPV é referência nacional e deve ser respeitado como um grande certame.

Junior Latércio montando JET FREE e Alex Araújo montando FERRARI MADE MN

Já o vaqueiro Júnior Latércio, fala do cavalo com emoção e lembra da primeira grande vaquejada que competiu no JET FREE. “Eu já tinha corrido em alguns bolões no Piaí e Maranhão, mas nunca tinha participado de uma vaquejada maior. Fui uma vaquejada no Ceará na cidade de Baixio e lá ganhei o primeiro lugar rachado com as três senhas. De lá para cá foi só aumentando o número de vitórias, graças a Deus. A mais recente vitória na vaquejada de Juazeiro do Norte-CE, foi uma das mais emocionantes da minha vida. Ganhei o primeiro lugar na presença de meu pai e de grandes amigos do Rio Grande do Norte, amigos de Macaíba, minha terra natal, ” disse Júnior.

Correndo com humildade e dentro do bom espírito desportivo, Júnior Latércio tem se destacado como um grande vaqueiro que formou pareia com o JET FREE e conseguiu um esteireiro que não deixa cair a peteca. “Meu amigo Alex Araújo tem sido um grande parceiro e dado uma grande força nessa batalha, o que falta ele completa na esteira. A gente tem se dado muito bem, “ acrescenta Júnior.

Rebatendo as insinuações de que talvez o cavalo não aguente até o fim do campeonato e pode vir a “bater o motor”, Júnior é enfático: “Esse cavalo tá sobrando, quanto mais ele corre mais tem vontade de correr. Ele cresce a cada vaquejada e quanto maior o boi mais ele atua com precisão. Deus tem nos ajudado bastante e se Deus permitir iremos subir no mais alto lugar do pódio do Campeonato Portal Vaquejada no Prêmio Melhores do Ano.

Junior Latércio  e seu esteira Alex Araujo comemorando mais um titulo de campeão.

Júnior dar uma lição de humildade ao declarar: “Respeito meus adversários e espero que o embate fique só na pista, pois muitos deles são meus ídolos nos quais eu sempre me espelhei. Hoje eu sou a bola da vez e vou me agarrar a essa oportunidade com unhas e dentes ao lado desse cavalo, que juntos entraremos para a história da vaquejada, ” complementa Latércio.

Cícero Leite demonstra a sua vontade de fazer de JET FREE um garanhão reprodutor de campeões, mas não tem pressa de parar o atleta que ele é. “O projeto de fazer do JET FREE um garanhão está em nossos planos, mas acredito que ainda não é hora de parar.  O meu filho Luan Leite está empenhado nesse projeto e depois das avaliações é que vamos anunciar, ” finalizou Cícero.

E assim segue o garanhão JET FREE, encantando a plateia e fazendo bonito nas pistas, numa demonstração de força, técnica, coragem e explosão na hora da derrubada do boi na faixa. A vaquejada tem suas variáveis e a cada época aparece um bom cavalo que dar exemplo a boiada e mostra raça na sela de um bom vaqueiro. JET FREE já escreveu seu nome na história e com certeza é o cavalo do ano.

Foto: Renan Leoncio

Outras Notícias


Contatos

(83) 99959-9966

Redes Sociais