Estamos a dois passos do Paraíso
Publicado há 7 anos - Por Genivaldo Lima
A caminhada foi longa e árdua, mas agora estamos mais perto do que longe, faltam só mais dois passos: a aprovação da PEC 304 em segundo turno e a publicação da emenda na Constituição. Aí sim, estaremos no Paraíso e poderemos praticar a Vaquejada de forma tranquila e regulamentada por lei, sem as perturbações e os atos discriminatórios por parte de quem não respeita a cultura de um povo trabalhador, religioso, mas que também gosta e tem o direito à diversão.
A luta constante da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) com apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM) está sendo incansável e ainda não baixaram a guarda em nenhum momento, tendo sido fortes o suficiente para mobilizar e arrebanhar uma nação de nordestinos que promoveu, em outubro do ano passado, a maior manifestação pacífica de todos os tempos em Brasília a favor da regulamentação da vaquejada.
Esse ato foi a tangida maior que faltava para apressar o processo e mostrar para o Brasil a importância da vaquejada para a cultura, esporte e economia, desmistificando a acusação implantada pelos ativistas de plantão de que não respeitamos animais. A população brasileira, as autoridades, os políticos e até entidades de proteção animal entenderam a essência da vaquejada e se uniram para tornar realidade a sua regulamentação.
Na última quarta-feira, a leitura e aprovação do relatório do deputado Paulo Azi para votação em segundo turno da PEC 304 que legaliza a Vaquejada, Rodeio e outros esportes equestres, reacende a nossas esperanças e marca mais um ponto positivo em nossa luta. A votação está prevista para o próximo dia 31. Agora é torcer, mas também continuar firme e forte de bandeira em punho. Vamos a vitória!