É hoje a votação da PEC que regulamenta a vaquejada
Publicado há 7 anos - Por Genivaldo Lima
Estamos encerrando o mês de maio e começando aqui uma nova história na vaquejada. Este 31 de maio poderá se transformar em um dia memorável com a aprovação, em segundo turno, da PEC 304/17 que regulamenta a vaquejada, rodeiro e outros esportes equestres.
Toda a diretoria da Associação Brasileira de Vaquejada, sob o comando de seu presidente, Paulo Fernando Filho (Cuca), já está em Brasília desde o começo da semana numa mobilização constante e uma peregrinação pelos gabinetes dos deputados federais em busca de votos para aprovação da Proposta de Emenda à Constituição com sua última votação prevista para acontecer logo mais à tarde no Plenário da Câmara.
A proposta que acaba com os entraves jurídicos para a realização das vaquejadas no Brasil foi aprovada em primeiro turno com 366 votos favoráveis e 50 contrários. Houve ainda seis abstenções. Por se tratar de uma mudança na Constituição, eram exigidos ao menos 308 votos para a aprovação.
Agora é a vez da votação no segundo turno e o presidente da ABVAQ está bastante otimista. “Chegamos até aqui com o apoio dos que competem, criam cavalos, promovem vaquejada, dos deputados, senadores, autoridades sensíveis a nossa causa e grande parte da sociedade que entendeu o valor dessa manifestação cultural e desportiva para o Nordeste e para o país. Agradeço a todos que nos ajudaram até agora e conto com mais essa força nessa última etapa. Vamos à vitória com fé em Deus e muita determinação", declarou Cuca.