Chipagem no Congresso de Vaquejada supera expectativa
Publicado há 8 anos - Por ABQM
O estande instalado pela ABQM no Parque Rufina Borba, em Bezerros (PE), para a implantação de chip nos animais participantes do 7º Congresso Brasileiro & Derby de Vaquejada, atraiu em seu primeiro dia o surpreendentemente número de 49 animais. “Realmente foi uma surpresa para nós já no primeiro dia de evento contarmos com a presença de tantos animais para serem chipados. Isso mostra que houve uma grande aceitação por parte dos proprietários desses animais em aderirem a este moderno e prático procedimento”, afirmou Daniel Costardi, superintendente técnico da ABQM.
Por ser uma atividade inédita na Vaquejada, Daniel informou que trouxe de São Paulo o veterinário Matheus Russo, por sua experiência no trabalho que vem fazendo para a Associação, desde o ano passado, nos eventos de Trabalho e Conformação, realizados em Avaré (SP). O plantão estará atendendo até o sábado, dia 12, e basta o criador ou proprietário solicitar a implantação do chip no estande do Stud Book da ABQM. A taxa especial de R$ 40,00 por animal será lançada na conta corrente do associado.
Costardi diz que o implante do microchip (que tem o tamanho de um grão de arroz) não proporciona nenhuma dor ao animal e é colocado sob a pele com uma injeção com agulha própria. Ele explica ainda que antes da aplicação, o veterinário faz a limpeza do local, com álcool ou iodo, e sempre utilizando luvas. O chip é obrigatoriamente injetado na região do pescoço, do lado esquerdo, no musculo ou no ligamento da nuca, locais comprovadamente com menor propensão ao deslocamento do dispositivo.
“Todo esse processo demoro no máximo 5 minutos e após a aplicação um scanner fará a leitura do chip por rádio frequência. A precisão e rapidez na coleta de informações é apenas uma das vantagens que a identificação dos plantéis com microchip oferece em relação às demais opções. No minúsculo dispositivo ficam armazenadas todas as informações sobre o animal, incluindo nome, idade, dados sobre a filiação, etc...”, concluiu Costardi.
Texto: Abdalla Jorge Abib (direto de Bezerros/PE)
Fotos: Renan Leôncio/ABQM