A vaquejada se despede de Pedro Freire

Publicado há 8 anos


Pedro Freire montado, numa das Vaquejadas do Maria da LuzDono da Gran Moto, vaqueiro e promotor de Vaquejada, o campinense dedicou sua vida à família e ao trabalho. O esporte pelo qual se apaixonou na juventude foi uma das suas grandes alegrias. Com o incentivo do seu pai, o pecuarista Arthur Freire, Pedro profissionalizou o esporte e conduziu, por quase quatro décadas, umas das maiores festas de gado do país.

Seu Pedro Freire, como era carinhosamente chamado pelos amigos da Vaquejada era carismático e seu jeito manso e acolhedor de ser foram responsáveis pelas centenas de amizade que fez na Vaquejada ao longo da vida.

Pedro Freire festeja ao lado da famíliaA história de seu Pedro no esporte começou quando, na mocidade, ele descobriu a vaquejada e com a permissão e apoio do pai, não largou mais. Numa das entrevistas em que deu, ele citou um dos momentos mais marcantes de sua trajetória. “Lembro com emoção do dia em que ele me chamou para um passeio na fazenda. Caminhamos juntos por um bom tempo e ele sempre me perguntando se eu ouvia algum barulho. Depois de muito andarmos, ouvi algo parecido com um carro de som, então ele revelou que de onde vinha o barulho, era o local onde foi construído o Parque Maria da Luz. Como sempre fez, ele me apoiou me presenteando com um parque, para que eu ficasse perto dele junto com meus amigos”.

Esse gesto de amor recebido de seu pai foi passado inúmeras vezes aos quatro filhos: Pedro Filho, Arthur Neto, Rodolfo e Suyane. Casado com Dona Graça, Pedro Freire revolucionou a forma como a Vaquejada era conduzida. Descentralizou o evento das pistas, desmitificou o machismo de que a Vaquejada era um ambiente masculino e fez das festas de gado um evento social que pudesse receber todas as famílias.

Pedro Freire junto de amigos na Vaquejada“Pode-se dizer que a Vaquejada deve ser contada antes e depois de Pedro Freire. Ele foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento e sobrevivência do esporte”, disse o criador José Carlos Gonçalves do Haras Joel Gonçalves.

Falecido na madrugada de 17 de julho aos 70 anos, Pedro Freire deixou saudades e grandes feitos como pai, empresário campinense e promotor de Vaquejadas. Sepultado nesta manhã, na cidade de Campina Grande-PB, amigos de todo país prestaram suas últimas homenagens àquele reconhecido por todos por sua lealdade extrema, uma de suas grandes virtudes.

Outras Notícias


Contatos

(83) 99959-9966

Redes Sociais