Vaquejada do Maria da Luz: um show de superação

Publicado há 8 anos - Por Genivaldo Lima


Diretoria do Parque, CPV e a Assessoria JurídicaSe tem uma vaquejada que deve servir como símbolo de resistência a perseguição pela qual vem passando o nosso esporte, essa vaquejada é a do Parque Maria da Luz em Campina Grande-PB. A família Freire, tendo à frente os irmãos Arthur, Pedro e Rodolpho, enfrentou diversos empecilhos, mas conseguiu fazer uma das maiores e mais bem organizadas festas de gado do Brasil, em quase 40 anos de tradição.

Primeiro tiveram que adiar a data por conta do estado de saúde do patriarca Pedro Freire, fundador do Parque. Com a morte de Seu Pedro veio a incerteza em relação a realização da 39º edição da mais tradicional festa de gado brasileira. Quando tudo parecia resolvido surge a decisão do Supremo Tribunal Federal que considerou inconstitucional uma lei que regulamentava a prática da vaquejada no Ceará, abrindo espaço para interpretações e boatos de que a vaquejada estava proibida em todo o país.

Se não bastasse, os ativistas, membros de Associações Protetoras de Animais, entraram na justiça tentando impedir a realização da prova, mas a justiça fez justiça e liberou a corrida, depois de comprovar que a competição estava dentro das normas e cumpria à risca os regulamentos da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) e Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM), que protegem os animais e os competidores.

SUCESSO

Com uma premiação superior a R$ 120 mil, a 39º Vaquejada do Parque Maria da Luz, aconteceu de 13 a 16 de outubro com a participação de 1.200 duplas que pontuaram no Campeonato Portal Vaquejada e Circuito PBQM. O público circulante passou de 50 mil pessoas e diretamente na execução do evento foram envolvidos mais de 200 trabalhadores, sem falar nos empregos indiretos e temporários durante os quatro dias de festa. Os hotéis, pensões e hospedagens alternativas ficaram lotados no último final de semana em Campina Grande e região, enquanto o comércio local aumentou o seu faturamento.

Família Freire durante momento de homenagem ao saudoso Pedro FreireForam quatro dias de muita emoção, tradição, diversão, demonstração de amor aos animais e reunião de amigos e famílias. Os amantes da vaquejada, numa demonstração de força e amor ao esporte atenderam ao convite da família Freire e compareceram em massa a festa de gado que começou com o agropecuarista, empresário, criador de cavalos e vaqueiro Pedro Freire e segue no comando de seus filhos.

Além da prova na pista com presença dos principais vaqueiros e animais do Brasil, atraídos pela tradição, organização e recepção da vaquejada, bem como, pelo Campeonato Portal em sua reta final da edição 2016, aconteceram grandes shows com Eliane, Brasas do Forró e Rita de Cássia.

A polêmica em torno da decisão do STF e as manifestações do último dia 11  em todo Brasil em favor de nosso esporte, bem como a  exposição na mídia, chamaram a atenção de pessoas que não conheciam a vaquejada. “Essa é a primeira vez que vejo uma vaquejada e confesso que meu conceito sobre o esporte mudou completamente. O que vi aqui foi uma disputa cheia de regras, com fiscalização, uso da tecnologia com uma cauda artificial para não maltratar os bois e uma confraternização bem legal que parece até uma só família. A interação entre o vaqueiro e o cavalo é incrível. O que achei mais interessante é que todas as vezes que os vaqueiros completam a prova na faixa, perdendo ou ganhando, eles saem alisando o pescoço do cavalo, arrumando sua crina, numa demonstração de amor ao animal,” declarou a estudante de medicina Thaylly Nóbrega.

HOMENAGEM

Familiares e amigos do empresário e amante da vaquejada Pedro Freire realizaram na sexta-feira, uma grande homenagem aquele que fundou o Parque Maria da Luz e deu sua contribuição para evolução da vaquejada sempre procurando aprimorar as regras visando proteger os animais e os vaqueiros, sem deixar de lado a tradição dessa cultura genuinamente nordestina. “Pedro Freire foi de grande importância para vaquejada e fez amigos em todo Brasil, sempre buscando melhorias para o nosso esporte,” declarou Otto Muniz, grande amigo de Seu Pedro.

AVALIAÇÃO POSITIVA

Público se acomoda na arquibancada para prestigiar a tradicional festa de gado de Campina GrandeNa avaliação dos promotores da festa de gado no Maria da Luz, a 39ª edição foi um sucesso e foi além das expectativas, reunindo vaqueiros, forrozeiros e visitantes de diversos estados do Brasil. “Graças a Deus e a ajuda de amigos fizemos uma grande vaquejada com a chancela das duas principais associações do setor: ABVAQ e ABQM, além da garantia do Ministério Público da Paraíba que se posicionou em favor da realização da prova em nosso Parque por entender que foram tomados todos os cuidados para evitar maus tratos. Nossa vaquejada foi muito legal, em todos os sentidos. Agradeço a Deus, a minha família e a todos os amigos que contribuíram para esse sucesso, declarou Arthur Neto, um dos promotores do evento.

Resultado da vaquejada com nomes dos ganhadores em www.portalvaquejada.com.br     

Fotos: Renan Leôncio

Outras Notícias


Contatos

(83) 99959-9966

Redes Sociais