Vaquejada do DOM ROXÃO cuida do meio ambiente
Publicado há 8 anos - Por Clara Marinho
O Haras Brejo das Flores juntamente com o Parque Acauã deu um grande exemplo de sustentabilidade ao assinar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), se comprometendo a reflorestar um hectare de mata às margens do Rio Mundaú, cuja nascente está na região do agreste pernambucano, na cidade de Garanhuns. O Rio banha mais de 30 municípios dos estados de Alagoas e Pernambuco e vem sofrendo nos últimos anos com o impacto do avanço da urbanização na região. O reflorestamento é de extrema importância para a preservação da flora e consequentemente da fauna da região.
A floresta replantada na margem do rio também ajuda a alimentar os peixes, porque dali saem insetos, frutas e folhas. No caso das nascentes, o reflorestamento tem como objetivo evitar o ressecamento dos olhos d’água.
“Temos o compromisso social de cuidar do ecossistema em que vivemos e esse acordo veio fortalecer ainda mais uma conduta que já praticamos cuidando dos nossos animais”, ressaltou Erlan Bezerra.
O cuidado da Vaquejada Dom Roxão com o meio ambiente ultrapassa o acordo de reflorestamento da margem do Rio Mundaú. O Parque Acauã segue as regras da ABVAQ e se enquadra perfeitamente nos padrões de cuidados necessários para os bois e cavalos que participam da festa de gado.
A boiada é muito bem alimentada, os currais são amplos e tanto bois quanto cavalos são inspecionados por veterinários oficiais da ABQM. A vaquejada do DOM ROXÃO acontecerá de 3 a 6 de novembro e terá Tropa de Elite Feminina, Prova de 3 Tambores e Etapa do Campeonato Portal Vaquejada com premiação de R$ 200 mil.