Vaquejada de Bezerros (PE) deve receber 25 mil pessoas até domingo
Publicado há 7 anos - Por ABQM
Bezerros, no agreste pernambucano, foi a cidade escolhida para sediar o 14º Potro do Futuro e Campeonato ABQM de Vaquejada, maior evento nacional da modalidade, com R$ 240 mil em premiação e expectativas positivas. Segundo os organizadores, além da presença de plantéis do Norte e Nordeste, o Parque Rufina Borba deve receber representantes de outras regiões, especialmente de MG, RJ, SP, GO e DF. Até domingo (27/11), 25 mil pessoas são aguardadas.
“Mesmo com todos os obstáculos que a modalidade vem enfrentando e superando, os números apurados deverão ser muito expressivos, reafirmando a importância cultural e econômica do esporte”, avalia o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM), Fábio Pinto da Costa. Segundo Henrique Campana, gerente do Departamento de Esportes da ABQM, em 2015 foram totalizadas 790 inscrições (senhas), nos dois eventos.
“Estamos trabalhando com foco total na Vaquejada Regulamentada e no Bem-Estar Animal. Para isso, contamos com o apoio da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) e do Comitê Nacional de Vaquejada”, salienta Fábio Pinto da Costa. Além das competições da ABQM, ocorrem no parque a Copa Nordeste de Três Tambores e de dois leilões, que irão ofertar exemplares da raça Quarto Milha de importantes criatórios do país. A entrada nas provas é gratuita.
Vaquejada, símbolo cultural do Nordeste
Do universo de mais de 510 mil animais Quarto de Milha espalhados por todo o Brasil, os Estados que compõem a Região Nordeste representam mais de 18% de todo esse plantel, com 91 mil animais registrados na ABQM. Já entre os 103 mil proprietários de cavalos da raça, os nordestinos são responsáveis por mais de 21% (21 mil pessoas). E em relação ao total de associados da ABQM (30 mil), os criadores desta região ultrapassam os 27% (8 mil).
A Vaquejada é sem dúvida o carro chefe de toda essa indústria, onde está contido como patrimônio cultural nordestino, que vem de geração a geração trazendo em suas raízes a tradição através do esporte, a criação de empregos diretos e indiretos e o sustento de milhares de famílias. Para a realização de uma prova de Vaquejada, há o envolvimento de aproximadamente 270 profissionais, entre organizadores, veterinários, juízes e inspetores.
Bem-estar Animal nas Vaquejadas
A ABQM e a ABVAQ são as responsáveis por implantar os regulamentos das competições e normas de conduta voltadas sempre ao Bem-Estar Animal. “O comitê é um órgão oficial da ABQM e acompanha todos os circuitos oficializados e organizados pelas Associações e Núcleos da raça Quarto de Milha em todos os estados nordestinos, proporcionando credibilidade e apoio para que sejam realizados com grande sucesso”, afirma o presidente.
Mais informações no site: www.abqm.com.br.