Vaqueiros ocupam a Esplanada dos Ministérios
Publicado há 8 anos - Por Clara Marinho
A mobilização a favor da Vaquejada Legal começou na manhã desta quarta-feira, 25, na Esplanada dos Ministérios em Brasília, com a apresentação do esporte por dirigentes de associações e a declaração de apoio de Deputados e Senadores.
O senador Otto Alencar da Bahia representou o Senado Federal e falou acerca da importância da mobilização. “Hoje é um dia de luta que travaremos a partir de agora. Vamos unir nossas forças aqui em Brasília e contamos com todos vocês defendendo essa causa fortemente a partir de agora. Depois de hoje, teremos as manifestações dos ativistas que não entendem o esporte e não dimensionam o desemprego caótica que poderá vir com o fim das Vaquejadas”, disse.
Para o Capitão Augusto a “Vaquejada não vai acabar. São quase um milhão de pessoas que sobrevivem da Vaquejada. Dos 5560 municípios do país, mais da metade comemora o aniversário da cidade com uma festa de vaquejada, é uma paixão nacional”, disse o autor da PLC 24/2016.
Comitivas de todos os Estados do Nordeste, Norte, Sul e Estados que abraçam os esportes equestres estão instalados em Brasília. São mais de 600 caminhões e 100 ônibus ocupando a Esplanada e cerca de 4.000 mil manifestantes.
Programação da Mobilização Vaquejada Legal:
8h - Missa do vaqueiro (Catedral de Brasília).
10h - Ato público em frente ao Congresso Nacional.
12h - Vaqueiros em trajes típicos receberão a benção na Catedral de Brasília.
17h - Concentração em frente ao Congresso Nacional para a Grande Cavalgada "Vaquejada Legal", com retorno ao mesmo local.
18h - Ave Maria, interpretada por artistas, em homenagem aos vaqueiros e cavaleiros do Brasil.
19h - Manifestação com grandes artistas musicais do Nordeste em apoio à Vaquejada legal.
21h - Término das atividades.
Fotos: Renan Leoncio