Segue com sucesso 8º Congresso & Derby Brasileiro de Vaquejada ABQM
Publicado há 7 anos - Por Genivaldo Lima
Desde a última quarta-feira, 08 de março, a cidade de Bezerro-PE estar sediando no Parque Rufina Borba, o 8º Congresso & Derby Brasileiro de Vaquejada ABQM com R$ 320 mil em prêmios e um novo modelo, numa integração com a Nova Vaquejada. A prova já efetuou cerca de 500 inscrições de animais vindos de diversas lugares do Brasil.
A novidade desta edição 2017 está sendo a 1ª Copa dos Campeões de Vaquejada, uma prova que reúne os melhores e mais pontuados animais atletas cadastrados na Associação Brasileira de Criadores de Cavalos de Vaquejada (ABQM). Até agora, duas categorias da Capa já tem campeões definidos. Na categoria Aberta o prêmio de campeão foi dividido para os animais GRAMPOLA BLUE MAX na sela de Celso Vitório representando o Parque das Palmeiras de Lagarto-SE e DUKE FAILAS GAMAY na sela de Francisco Costa representando Equipe Super Vilton Fortaleza-CE. Na esteira de Celso esteve Celso Júnior em TOP GUM MAX. Quem esteirou para Francisco foi Genilson em DASH DE GADO. “É a ABQM inovando a cada ano e a gente vai se adaptando as mudanças, desde que venha para melhorar o nosso esporte e valorizar o vaqueiro e o cavalo, estrelas maiores da vaquejada,” disse Celso Vitório.
Já na categoria Profissional Ligth o campeão foi ZORRO TROUBLE montado por Gera Guerra e esteirado por MADAME DOM SHADY na sela de Adjailson Paiva, representando a Equipe Nem do Gado de Lagoa do Carro-PE. Ainda hoje, acontecerão mais duas disputas da Copa dos Campeões com as categorias Amador Ligt e Amador.
Na noite de ontem também teve disputas do Derby. Na categoria Aberta o campeão foi JECK WILD JK na sela de Cinho de Várzea esteirado por SIGNO LOVE FORTE JK montado por Antonio Neto, na representação do Parque Milanny, Caruarú-PE. Já na categoria Profissional Light do Derby foi para MISS APOLLO SUPIMPA na sela de Emerson Vicente esteirado por Júnior Latércio da Fazenda Horizonte, Cururipe-AL. “Esse potro filho de Holland Jeck provou que é bom de boi e honrou a genética do pai, o Rei da Vaquejada,” disse o vaqueiro Cinho de Várzea.
O evento segue até domingo com a realização de dois grandes leilões. O do Haras Monte Verde previsto para logo mais as 19h e o do Haras Casa Branca previsto para este sábado a partir das 18h no recinto montado no Parque Rufina Borba. A programação vem sendo cumprida à risca e a diretoria da prova garante que até o final da tarde de domingo as provas serão encerradas.
Foto: Renan Leoncio