Pontuações do Campeonato Portal Vaquejada mudaram
Publicado há 7 anos - Por Clara Marinho
Como em todo esporte que se preze é mais que importante ter a figura do grande campeão. E não é de hoje que a diretoria do Campeonato Portal preocupa-se em valorizar e premiar o vaqueiro que coleciona troféus de primeiro lugar, faz seu nome no esporte e é admirado pelos fãs justamente por isso: ser vaqueiro e ser um campeão.
Na edição 2016 do CPV, grande parte dos Vaqueiros Profissionais participaram de rachas na maioria das etapas. O comportamento de dividir um pódio que só cabe a uma dupla vencedora tira o brilho do esporte, desaponta os torcedores e diminui o índice de competitividade do campeonato.
O resultado dos rachas sucessivos em 2016 foi uma disputa pelo título de campeão nacional fria e um ranking de pontuação sem muitas alterações ao longo do ano. O que gera menos visibilidade e mídia para os competidores envolvidos.
Em combate ao racha nas vaquejadas, este ano a pontuação do 1º lugar de Vaqueiros, Cavalos e Equipes participantes do Campeonato Portal será superior ao dobro dos pontos somados pelo vice-campeão. A pontuação passou de 40 para 50 pontos. Vice-campeão permanece com 20 pontos, 15 pontos do 3º ao 5º lugar e 10 pontos para o restante das vagas.
É importante lembrar que, em caso de racha, todos os participantes somam a pontuação da menor vaga. Ou seja, se cinco duplas racharem o 1º lugar, todos terão 15 pontos.