O povo só fala no sucesso da Vaquejada da Ekwos com etapas do CPV e PE-PB
Publicado há 6 anos - Por Genivaldo Lima
Em apenas duas edições, a Vaquejada da Ekwos no Parque Estevão, em Tabira-PE, já se consolidou como uma das maiores festas de gado do Nordeste, reforçando a fama do Pernambuco, conhecido como um dos maiores promotores desse esporte atualmente no Brasil. Foram cinco dias de grandes emoções e muita diversão para alegrar o povo da região, que trabalha, reza, mas também se diverte muito.
Competidores e visitantes se deslocaram de diversos estados até o Parque Estevão, que este ano passou por uma grande reforma, inclusive tendo sua pista refeita, proporcionando, assim, maior segurança aos vaqueiros e animais. O público recebeu conforto e a garantia de uma boa mobilidade. O número de pessoas superou o da edição anterior e o público circulante foi calculado em mais de 40 mil pessoas.
As pessoas lotaram as dependências do Parque para dançar forró, nos grandes shows realizados no sábado e no domingo, comprar cavalos no leilão que contou com ofertas de animais de representativos haras nordestinos e vibrar com as grandes disputas proporcionadas pelos vaqueiros e cavalos Tops da Vaquejada Brasileira, que estiveram buscando pontos nos Campeonato portal e PE-PB.
Cerca de 1.100 duplas se inscreveram na segunda Vaquejada da Ekwos, das quais 130 representaram a categoria Profissional, que se fortalece a cada dia na edição 2018 do CPV. As 53 duplas do Profissional classificadas para disputas mostraram a qualidade técnica do Campeonato Portal Vaquejada e do PE-PB, dando um verdadeiro espetáculo na pista. “A vaquejada no Parque Estevão já deu certo e mostrou que é possível fazer uma boa vaquejada no interior respeitando a cultura e promovendo divertimento para o povo da região. Agradeço a Deus por mais essa vitória montando a fera Aragon e a todos que torceram por mim, ” declarou Valter Xavier, ganhador do primeiro e segundo lugares do Profissional.
Vários eventos paralelos já aconteceram na vaquejada de Ekwos desde a quarta-feira, quando começou com uma missa, depois a disputa do Derby e o grande Leilão EKwos que reuniu criadores do Nordeste e de outras regiões numa comercialização que uniu diversos haras ofertando produtos com boas genéticas voltadas para a vaquejada. O sábado, além de homenagens na pista, também foi dia de muito forró com a casa de shows lotada para dançar ao som de Pedrinho Pegação, Silvania e Paulinha e Brasas do Forró. A alegria voltou a reinar no Domingo com mais forró tocado por Luan Douglas, Ranieri e Banda, Bob Leo Mercadoria e Wagner Fernando.
Paulino Neto, um dos organizadores do Evento, ao lado de sua família, recebeu amigos, políticos, visitantes ilustres e toda a vaqueirama. “Agradeço a Deus por mais esse sucesso, a minha família, a minha equipe e a todos que colaboraram de alguma forma para a consolidação deste evento que já entrou para o calendário turístico do Nordeste. Muito obrigado! ” Agradeceu a Paulino da Ekwos.
Foto: Renan Leoncio