CPV dá demonstração de força e organização, numa vaquejada com cerca de 1.500 senhas
Publicado há 6 anos - Por Genivaldo Lima
Foi bonito de se ver, emocionante participar e valeu a pena esperar. A 3ª Vaquejada do Parque Paraná em Paranatama-PE, com etapa do Campeonato Portal, promoveu cinco dias (11 a 16) de muita emoção, adrenalina e diversão em um parque bem estruturado que recebeu cerca de 1.500 duplas de diversos estados do país e um público circulante de mais de 50 mil pessoas.
Foi sem dúvida, a maior festa de gado realizada em 2018, até agora. A boiada recebeu grandes elogios dos competidores e foi aplaudida pelo público. “Fazia muito tempo que eu tinha corrido uma boiada pelo ao menos parecida com essa. Alexandre Pita priorizou a boiada e colocou na pista um gado todo igualzinho. É disso que o vaqueiro gosta. Parabéns pela organização, ” declarou o vaqueiro profissional, Bruno Silva, Grupo Cimentex de Itaberaba-BA
Depois de uma pausa de um ano, por conta da seca que castigou a região, o Parque Paraná reabriu as suas porteiras e recebeu uma vaqueirama ansiosa para competir correndo na melhor boiada do Brasil e um público querendo ver boi na faixa e forró no salão com excelentes atrações. A competição só terminou na segunda-feira à noite, mas em nenhum momento o público arredou o pé, em compensação foi recompensado com disputas espetaculares nas três principais categorias que pontuam no CPV (Aspirante, Amador e Profissional).
A sequência de disputas começou com a categoria Aspirante, ainda no domingo, e continuou com os amadores encerrando com a categoria Profissional, num duelo envolvendo os melhores vaqueiros e cavalos do Brasil disputando o maior e mais bem organizado campeonato da modalidade equestre genuinamente nordestina. “Vivemos uma segunda-feira com cara de domingo e umas disputas todas a nível profissional. Valeu a pena esperar para ver os vaqueiros da categoria Profissional correrem atrás de touros de verdade. Por mim, ficaria até uma semana assistindo esse espetáculo, “ declarou Eduardo Siqueira Luna, empresário de Recife-PE.
Na categoria Aspirante, o título de campeão foi rachado e ficou entre as duplas Guilherme Peba esteirado por Paulo Peba do Grupo PP Casa de Santo Antônio da cidade de Correntes-PE e Almir das Missangas esteirado por Neco de Tacaimbó na representação do Haras das Missangas, Garanhuns-PE. Já no Amador quem ganhou foi o vaqueiro Tyrone Diógenes esteirado por Nego Edson representando o Haras e Fazenda Trapiá de Jaguaribe-CE.
O momento mais emocionante foi a disputa da categoria Profissional diante do parque totalmente lotado, em plena segunda-feira à noite. No final, o duelo foi entre os vaqueiros alagoanos, Celso Júnior e Betinho Boi que resolveram não rachar e fazer uma disputa histórica. Celso Júnior montando o cavalo QUESTION PAR THREE do Parque Divina Luz Arapiraca-AL, esteirado por Geraldo Neto, foi o vencedor. Celsinho e o animal, são tricampeões da vaquejada do Parque Paraná. “Dedico esse prêmio a meu tio, que faleceu recentemente, a meu pai Celso Vitório, por ter me ensinado a correr boi, a toda a minha família, aos que torceram por mim e a Wangles Araújo, que reatou nossa parceria e colocou de volta o cavalo que eu sempre fui entrosado. Agradeço a Deus por mais essa vitória e ao amigo Alexandre Pita por essa completa vaquejada, ” declarou Celso Júnior.
Alexandre Pita, promotor do evento, destacou o empenho dos seus dois filhos, Emerson e Erik que estiveram à frente da vaquejada ao lado de Aparecido Pita e tantos outros guerreiros que formaram a sua equipe de sucesso. “Acredito que realizamos um evento de grande porte com o mínimo de problemas. Tudo isso, graças a um planejamento bem feito, uma vontade de fazer fazendo, a ajuda de meus filhos e da minha equipe que se mostraram eficientes e dos amigos vaqueiros. O público contribuiu muito para o brilho da festa, ficando firme e forte até a segunda-feira à noite para assistir grandes disputas. Muito obrigado e até a próxima! ” Agradeceu a Alexandre.
Foto: Renan Leoncio