Celso, Valter e Celso Jr são os favoritos ao troféu MDA
Publicado há 8 anos - Por Clara Marinho
A emoção está correndo solta na reta final do Brasileirão das Vaquejadas. Restam duas etapas para os vaqueiros decidirem quem se consagrará o melhor da temporada 2016. No topo da competição estão nada menos que três vaqueiros presentes ano após ano no pódio do Oscar das Vaquejadas.
Na liderança do Ranking de Vaqueiros Profissionais está o pentacampeão Brasileiro Celso Vitório. O atleta mais pontuado da história das Vaquejadas encerra mais um ano à frente dos melhores. Celso representa a equipe sergipana do Parque das Palmeiras e monta o melhor animal de vaquejada do país – a égua Victory Jet. Seu patrão, Geraldo Majella, investiu pesado no esporte e colhe os resultados com sua equipe, cavalos e vaqueiros no topo do Brasileirão.
Colado no pentacampeão está o paraibano Valter Xavier que representa a equipe Haras Guararapes, do Pernambuco. Valter soma 305 pontos contra 325 do líder, Celso Vitório. O atual vice-líder do Ranking de Vaqueiros é um orgulho para seu time, pois mantém os dois animais do Haras Guararapes entre os mais bem colocados do Campeonato Portal. A égua Delly está em 3º lugar e o Moon Tex em 6º.
Na 3ª colocação está Celso Júnior, filho do pentacampeão Celso Vitório. O vaqueiro do Parque Divina Luz de Arapiraca aprendeu com o pai a não perder um boi na pista e com pouco mais de 20 anos disputa o maior troféu da Vaquejada.
Na temporada passada Valter e Celso Júnior conquistaram os troféus de 2º e 3º lugares, respectivamente. Essa pode ser a primeira vez que um dos dois conquiste o título de campeão nacional de Vaquejada.
Os três maiores vaqueiros da atualidade têm essa etapa que acontece no Parque BeMais, em São Miguel de Taipu na Paraíba e a vaquejada de Arapiraca, em Alagoas, para decidirem a ordem do pódio Melhores do Ano. A festa de gado do Parque Divina Luz será no primeiro final de semana de dezembro e terá premiação de R$ 180 mil.