Atitude antidesportiva anula pontos no Campeonato Portal
Publicado há 7 anos - Por Clara Marinho
A vaquejada do Parque Flor da Mata realizou etapa do Campeonato Portal no último final de semana e sobre a final dos vaqueiros competidores, a diretoria do Brasileirão se posiciona contra a atitude antidesportiva de Iran e Lincon Miranda que favoreceu o primeiro lugar do vaqueiro Alex Araújo.
Após constatar a prática abusiva com apoio dos fiscais de pontuação, como também no testemunho de juízes e integrantes de comissão alternativa e filmagem dos parques de vaquejada onde são realizadas etapas. A diretoria analisa e julga as denúncias vindas dos demais participantes envolvidos nas finais e interessados na legalidade da competição.
O regulamento do Campeonato Portal prevê que: “De hipótese alguma os competidores podem eleger o primeiro lugar em uma disputa durante etapa do Campeonato Portal Vaquejada. Para o CPV, caso o participante do campeonato tenha interesse em ser campeão, ele deverá entrar na pista para puxar o boi. Como a ordem de classificação reflete diretamente na pontuação, considera-se conduta proibida qualquer acordo que seja efetuado para favorecer a classificação final do competidor. O vaqueiro competidor tem a obrigação de perseguir o sucesso da disputa, não podendo praticar atos que favoreçam outros competidores, sob pena de ser enquadrado pela comissão julgadora como praticante de conduta antidesportiva. Caso ocorra este tipo de conduta, a comissão julgadora do parque irá analisar as imagens e a pontuação dos animais será zerada, ficando apenas os cinco pontos da senha batida”.
Diante do exposto, os vaqueiros Alex Araújo, Lincon Miranda e Iran, assim como seus animais e respectivas equipes, não pontuaram na etapa de Castanhal.