13º Leilão Vaquejada e Trabalho vai atender demanda por linhagem de competição
Publicado há 6 anos
Em alta, os circuitos de vaquejada reúne, a depender do porte da competição, a quantidade média de 250 cavalos em, geralmente, quatro dias de provas. Todo final de semana os parques de vaquejada recebem centenas de equipes e estruturas de transportes, movimentando a economia nos municípios.
De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Quarto de Milha (ABQM), o mercado do cavalo quarto de milha cresceu 30% em 2017. A vaquejada é uma das principais responsáveis por esse bom momento no aumento do número de animais da raça.
“No universo dos esportes equestres investir em genética superior significa competir melhor. Quem tem força máxima em pista além de superar recordes, ainda conquistas prêmios generosos”, explica o criador Celso Pontes de Miranda.
Com um desempenho fora de série no mercado nos últimos anos, a vaquejada tem consumido grande parte dos animais, conquistando ao longo dos últimos 15 anos uma linhagem própria dentre a raça QM.
No país, segundo o criador Celso Pontes, são registrados cerca de 28 mil animais por ano para as modalidades gerais. Mas, segundo ele, o maior avanço da raça foi a regulamentação da provas equestres e promoção do bem estar animal.
“Hoje o cavalo quarto de milha participa ativamente do PIB do agronegócio pelo giro de investimentos e evolução genética apresentada. O bem estar animal e regulamentação das provas, tanto para o cavalo quanto para o gado, com equipamentos, foi um dos passos mais importantes para perpetuação do esporte”, afirmou.
Remate
Mix de vaqueiro, criador e amante a raça quarto e milha, Celso Pontes de Miranda, do Haras CPMF, também exerce função de promotor do Leilão Vaquejada e Trabalho, que acontece no próximo dia 19, às 13h. No remate, ele em parceria com Marla Tenório, do Haras Porto Rico coloca à venda animais de produção, exclusivos de seus plantéis.
O criador escalou um time e 45 lotes e vendas de coberturas do garanhão Apolo Streak Cash para a 13ª edição do remate. A proposta é atender a demanda por linhagem de vaquejada.
“Nosso leilão vem seguindo o galope positivo do mercado de vaquejada, oferecendo aos criadores genética atualizada. De aptidão comprovada para o esporte. O melhor da genética de fazer valer o boi”, pontuou.
SERVIÇO
13º Vaquejada e Trabalho
Data: 19/05/2017
Local: Parque da Pecuária
Hora: 13h
Promoção: Celso Pontes de Miranda, Marla Tenório e Flávio Loureiro
Fotos e texto: Assessoria de Imprensa do Leilão.
Informações: Agreste Leilões (82) 3036-7070.