Celso Vitório é hexacampeão brasileiro de Vaquejada
Publicado há 8 anos - Por Clara Marinho
Os alagoanos não poderiam estar mais felizes com o resultado da grande Vaquejada do Parque Divina Luz. Foi no parque que por anos representou que Celso Vitório decidiu o Ranking Nacional e consagrou-se, pela sexta vez, campeão brasileiro de vaquejada.
Nem mesmo a seleção brasileira de futebol possui tantos títulos assim. E foi montando a égua Grampola Blue Max que Celso Vitório pôs fim a disputa pelo troféu Melhores do Ano. Nas últimas semanas ele, Valter Xavier e seu filho, Celso Júnior, brigavam ponto a ponto pelo primeiro lugar do Ranking de Vaqueiros Profissionais.
Com o resultado da última etapa – em Arapiraca/AL – a tabela terminou assim: Celso campeão, Valter Xavier novamente vice e Celso Júnior mais uma vez como terceiro colocado. A diferença de pontos entre os três melhores vaqueiros do país foi mínima, 10 pontos entre Celso e Valter e 5 pontos entre Valter e Celso Júnior.
Celso Vitório subirá três vezes no pódio Melhores do Ano – na cerimônia que acontecerá na noite do sábado, 10 de dezembro. O alagoano receberá os troféus de Melhor Vaqueiro, Melhor Equipe (representando o Parque das Palmeiras) e Melhor Cavalo (com a égua VICTORY JET).
Trajetória de um hexacampeão
A última vez que Celso Vitório subiu no Pódio Melhores do Ano como campeão nacional foi em 2012 representando o Parque Divina Luz. Os outros títulos que campeão possui foram conquistados quando o Ranking contabilizava vaquejadas aleatórias com premiação pré-definida.
A partir de 2010 o Ranking fundiu-se ao Campeonato Portal, passando a pontuar apenas vaquejadas com regras unificadas de acordo com o Brasileirão das Vaquejadas.
Ordem cronológica dos títulos: 2007, 2008, 2009, 2010, 2012 e 2016. Com tanta bagagem e intitulado como a lenda viva da Vaquejada é o sonho de muito dono de equipe ter Celso Vitório como Vaqueiro. A união com o empresário Geraldo Majella é vitoriosa desde a primeira etapa do Ranking, na festa do Parque Arthur Filho, ainda em 2015. Das 23 etapas realizadas, o hexacampeão se classificou em 17 delas. No entanto, esse título foge à regra, visto que Celso não foi campeão em nenhuma das vaquejadas que pontuaram pelo Ranking, o que caracteriza o título pela regularidade de classificações conquistadas.